Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE prolonga proibição de importações de aves em cativeiro

Relacionados

A União Europeia decidiu hoje prolongar a proibição de importações comerciais de pássaros em cativeiro e a limitação de transporte de cinco aves por particulares, até ao final de Janeiro de 2006.

A decisão foi tomada pela Comissão Europeia, em Bruxelas, com o apoio dos 25 Estados-membros representados no Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal (SCFCAH) para evitar a propagação da gripe das aves, avança a agência «Lusa».

«Foi acordado que, devido à continuação do problema da gripe das aves em várias regiões do mundo, a proibição de importação mantém- se em vigor até 31 de Janeiro de 2006», segundo comunicado de imprensa do executivo comunitário.

PUB

No final de Outubro, a Comissão Europeia proibiu, durante o período de um mês, as importações comerciais de pássaros em cativeiro e limitou a cinco o número que pássaros com que um particular está autorizado a viajar.

Os particulares podem continuar a trazer cinco pássaros em cativeiro nas suas viagens, os quais devem constar de uma lista autorizada pelo país de origem, ou pelo Estado-membro de destino e só após serem submetidos a um período de vigilância de 30 dias.

O executivo europeu informa ainda que o prolongamento das medidas de bio-segurança contra a gripe das aves, além do período estipulado, 01 de Dezembro, vai ser discutida na próxima reunião do SCFCAH, agendada para 22 e 23 de Novembro.

Esta medida é tomada no dia em que se confirma a primeira morte humana pela gripe das aves, ocorrida na China, e após se registarem vários casos da doença no espaço europeu.

PUB

Relacionados

Últimas