Já fez LIKE no TVI Notícias?

Genéricos: preços geram quebra de 88 milhões no mercado

Relacionados

503 medicamentos baixaram de preço

A INFARMED indicou esta quinta-feira que, cinco meses após a entrada em vigor da redução de 30 por cento nos preços dos genéricos, verificou-se que essa descida permitiu uma diminuição de 87,7 milhões de euros no mercado total de medicamentos, indica a Lusa.

Uma nota da Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento (INFARMED) refere que no período em apreço, entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2009, verificou-se que essa descida dos preços dos medicamentos genéricos contribuiu para uma diminuição de cerca de 87,7 milhões de euros no mercado total de medicamentos (representando neste mercado uma quebra de 6,3 por cento).

PUB

Contribuiu ainda para «uma redução de 59,1 milhões para o mercado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), repartidos em 38,9 milhões para os encargos do SNS e 20,2 milhões para os encargos dos utentes».

Segundo a análise do INFARMED, a medida levou também a «uma diminuição no mercado de medicamentos genéricos em 32,7 por cento», sendo que esta situação «resulta do facto de alguns titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) terem reduzido o seu preço de alguns medicamentos genéricos em montantes superiores a 30 por cento».

Nesta situação, o INFARMED registou 503 medicamentos com reduções de preço, que variam entre 30,01 e 62,08 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas