Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saída de funcionários públicos vai poupar ao Estado 400 milhões

Relacionados

Teixeira dos Santos comenta Orçamento para 2009

A admissão de apenas um funcionário por cada duas saídas da função pública, prevista no Orçamento de estado para 2009, vai permitir ao Estado arrecadar 400 milhões de euros, adiantou o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em entrevista ao «Diário Económico».

Questionado sobre quanto é que pouparam com a mobilidade e saída dos funcionários em 2008 e quanto esperam conseguir em 2009, o ministro realçou que «primeiro é preciso distinguir o regime da mobilidade especial da regra de admissão de apenas um trabalhador por cada duas saídas. E avança: «Os números que apresentamos, de mais de 51 mil saídas líquidas desde o início de 2006, não incluem os trabalhadores em regime de mobilidade especial. Contabilizando apenas os efeitos directos nas despesas com o pessoal e outras despesas de funcionamento, o regime de mobilidade especial representará um ganho de cerca de 3,5 milhões de euros em 2008 e 2009. Por sua vez, o controlo das admissões, ao evitar a substituição de cada saída, permitirá uma poupança de cerca de 400 milhões de euros nestes dois anos».

PUB

Em entrevista ao DE», Teixeira dos Santos negou a hipótese de um rectificativo e reafirmou o ataque à crise. O responsável sublinhou ainda que «a economia pode crescer mais do que prevêem».

«A incerteza que rodeia os mercados e a economia internacional é grande, aconselhando, por si só, prudência acrescida nas previsões macroeconómicas. O impacto da crise financeira na economia é, sem dúvida, a principal fonte de risco e de preocupação, daí, a importância das medidas que possam combatê-la eficazmente. Se bem sucedidas, o crescimento poderá, até, ser superior ao agora previsto», referiu.

PUB

Relacionados

Últimas