Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve na função pública com adesão entre 70 a 100%

Relacionados

A greve da Função Pública marcada para hoje começou quinta-feira a afectar os serviços nocturnos de recolha de lixo de Norte a Sul do país, com uma adesão entre os 70 e os 100%, segundo a «Lusa».

De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a recolha de lixo parou em pelo menos 14 concelhos.

A adesão à greve foi de 100% em Almada, Amadora, Évora, Barreiro, Loures, Seixal, Moita, Palmela, Setúbal, Moura, Montemor-o- Novo e Vendas Novas, Matosinhos e Oeiras.

PUB

No Funchal (Madeira) a greve teve uma adesão de 90% na recolha de lixo e em Coimbra (80%) e Vila Franca de Xira (72%) também se registaram adesões significativas.

A paralisação, a primeira deste ano a nível nacional e que abrange mais de 700 mil funcionários públicos, é convocada por sindicatos afectos à CGTP, UGT e independentes.

Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (CGTP), Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE/UGT) e Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI/independente) visam assim protestar contra o congelamento das carreiras dos funcionários públicos, aumento da idade da reforma e redução da protecção na doença.

Segundo os sindicatos, os efeitos deverão notar-se nos hospitais e centros de saúde, portos, repartições de finanças, recolha de lixo, transportes municipais, secretarias dos tribunais, estabelecimentos fabris das forças armadas e em muitos sistemas informáticos do Estado.

Na origem do protesto está o facto de o Governo socialista de José Sócrates ter decidido, no âmbito do combate ao défice público, congelar promoções e progressões nas carreiras, reduzir o salário durante a doença e aumentar gradualmente a idade da reforma dos funcionários públicos.

PUB

Relacionados

Últimas