Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro admite que dados do desemprego não são positivos

Relacionados

O ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, admite que os dados relativos ao desemprego, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), «não são positivos».

O instituto revelou que, no quarto trimestre de 2006, a taxa de desemprego se situou nos 8,2 por cento da população activa. Este valor é superior ao observado no período homólogo de 2005, em 0,2 pontos percentuais (p.p.), e ao observado no trimestre anterior, em 0,8 p.p..

À margem da conferência de imprensa de apresentação da execução orçamental dos vários sectores da Administração Pública, o ministro lembrou que «quem cria empregos não é o Governo, é a própria economia».

PUB

No entanto, considerou, «a recuperação económica é agora indiscutível, os indicadores de confiança são positivos, existem sinais sérios e consistentes que apontam nesse sentido. No entanto, a evolução das recuperações económicas não é linear, nem rápida, nem se traduz de imediato numa inversão do nível de desemprego».

O ministro garantiu ainda que o Governo está a actuar nas três áreas em que pode fazê-lo: criar condições para o crescimento da economia, dar o devido apoio a quem está desempregado, através do sistema social, e melhorar a qualificação dos desempregados, para que mais rapidamente voltem a ingressar no mercado do trabalho.

PUB

Relacionados

Últimas