Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato: TAP obrigada a cancelar 172 voos

Relacionados

Transportadora fala apenas em 41 voos cancelados até 16h00

[Notícia actualizada às 20h33]

A TAP e sindicato dos pilotos da aviação civil não se entendem, nem no que diz respeito a números.

PUB

O sindicato avança que, neste primeiro dia de greve dos pilotos, foram cancelados 172 voos, tendo sido realizados apenas seis. De acordo com o presidente do sindicato, Hélder Silva, citado pela Lusa, a adesão à greve foi de 98%.

Passageiros queixam-se

Mais: o responsável reiterou que a decisão da TAP de fretar aviões é ilegal. «Houve o recurso da contratação externa que consideramos e temos a certeza que é ilegal, aliás isso já foi afirmado pelo presidente da Autoridade para as Condições do Trabalho. E surpreende-nos um pouco que a TAP esteja deliberadamente a infringir a lei», atirou.

Hélder silva adiantou ainda que foram fretados 16 voos a outras companhias aéreas, dos quais 8 foram efectuados até ao momento.

Autoridade do Trabalho atenta à greve

PUB

Mas a «bota não bate com a perdigota», já que a própria TAP vem agora dizer que a greve apenas provocou o cancelamento de 41 voos no aeroporto de Lisboa até cerca das 16h00.

Segundo o porta-voz da companhia aérea, António Monteiro, «entre voos dos serviços mínimos, voos efectuados por pessoal da TAP e voos efectuados através do recurso a aviões contratados, foram efectuados 56 voos».

Adesão é elevada

Recorde-se que esta greve de dois dias dos pilotos da TAP, iniciada à meia-noite, foi convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) devido ao «impasse» no processo de revisão do Acordo de Empresa e ao «descontentamento» com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.

Ao todo, a paralisação dos pilotos deverá custar 10 milhões de euros à companhia aérea.

PUB

Relacionados

Últimas