Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hotelaria com mais clientes e receitas em Maio

Relacionados

A hotelaria registou 3,6 milhões de dormidas, em Maio, um crescimento homólogo de 4,7%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, para este crescimento contribuíram tanto os residentes (1,5%) como os não residentes (6%).

Os proveitos totais atingiram 169,2 milhões de euros e os de aposento 112,4 milhões de euros, correspondendo a variações homólogas de 0,2% e 5,7%, face ao ano anterior.

PUB

No período de Janeiro a Maio de 2007, os estabelecimentos hoteleiros receberam 4,7 milhões de hóspedes, que originaram 13,3 milhões de dormidas. De acordo com o INE, ambos os indicadores apresentam uma evolução positiva, com acréscimos homólogos de 4,7% para os hóspedes e 3,5% para as dormidas.

Comparando os resultados do mês de Maio com os do mês homólogo de 2006, observam-se igualmente crescimentos, de 5,7% para os hóspedes e 4,7% para as dormidas, a que corresponderam 1,2 milhões de hóspedes e 3,6 milhões de dormidas.

Alentejo sobe mais e Açores cai

A região do Alentejo apresentou um acréscimo significativo nas dormidas (11,8%), seguindo-se o Algarve (7,6%), o Norte (5,6%), o Centro (4,2%), a Região Autónoma da Madeira (2,3%) e Lisboa (1,8%).

A Região Autónoma dos Açores foi a única a apresentar uma variação homóloga negativa das dormidas, de 1%.

O instituto acrescenta ainda que, à semelhança dos meses anteriores, a região do Alentejo continua a apresentar resultados bastante positivos, associados a um aumento da oferta turística e ao esforço promocional da região, devidos essencialmente ao contributo dos residentes que, no mês de Maio, representaram 70,6% das dormidas da região, correspondendo a um crescimento homólogo de 18,2%, face a 2006. Pelo contrário, os não residentes revelaram um decréscimo de 1,1%.

PUB

Estrangeiros são quem mais ajuda Algarve

No Algarve, a evolução positiva das dormidas deveu-se principalmente aos não residentes, com um aumento homólogo de 9,1%, tendo correspondido a 86,1% do total das dormidas. Os principais mercados emissores desta região evoluíram favoravelmente, com destaque para o mercado irlandês (26,7%), o britânico (9,6%), o holandês (9,3%) e o alemão (1,4%). Estes mercados representaram 84,7% do total de dormidas de não residentes, no Algarve.

Apartamentos turísticos destacam-se em Maio

Em Maio, pelos tipos de estabelecimento, destacam-se os apartamentos turísticos, que registaram mais 22,1% de dormidas do que no mês homólogo de 2006. Revelam igualmente uma evolução positiva os motéis (9,9%), as pensões (8,4%), os hotéis apartamentos (5,1%), e os hotéis (3,1%). Os restantes tipos manifestam tendência contrária, com quebras de 12,5% nas dormidas em aldeamentos turísticos, de 6,9% nas estalagens e de 2,7% nas pousadas. Os hotéis concentraram mais de metade do total das dormidas (55,9%), seguindo-se os hotéis-apartamentos (15,8%) e os apartamentos turísticos (11,0%).

PUB

Os residentes originaram cerca de um milhão de dormidas, mais 1,5% do que no período homólogo do ano anterior.

As dormidas de não residentes atingiram 2,6 milhões, representando igualmente um acréscimo de 6%.

No mês em análise, os principais mercados emissores foram o Reino Unido, a Alemanha, os Países Baixos, a França, a Espanha e a Irlanda, que totalizaram 72,0% das dormidas de não residentes.

Com excepção do mercado alemão, que regista um ligeiro decréscimo nas dormidas dos seus residentes (0,8%), os restantes apresentam crescimentos, particularmente significativos para a Irlanda (22,8%), seguindo-se o Reino Unido (7,4%), os Países Baixos (5,3%), a França (4,9%) e a Espanha (1,8%).

Não se verificam alterações nos destinos preferenciais dos não residentes - o Algarve concentrou 44,3% das dormidas de não residentes, Lisboa 21,6% e a Região Autónoma da Madeira 18%. Os residentes elegeram como principais destinos Lisboa (24,1%), o Norte (20,3%), o Centro (19,5%) e o Algarve (18,8%).

PUB

Relacionados

Últimas