Já fez LIKE no TVI Notícias?

Investimento em retalho na Europa continental cresce 7%

Total atingiu os 27,7 mil milhões de euros

O investimento em retalho na Europa Continental (excluindo Reino Unido e Irlanda) cresceu cerca de 7% em 2007, atingindo os 27,7 mil milhões, diz a Jones Lang LaSalle no seu último research.

De acordo com a mesma, os custos de financiamento maiores e a incerteza acerca dos preços conduziram a uma redução dos volumes do mercado no último trimestre de 2007, no qual o total investido rondou os 6,6 mil milhões, face aos 10,1 mil milhões verificados em igual período de 2006. Não obstante, o último trimestre de 2007 registou o quarto volume de investimento trimestral mais elevado de sempre.

PUB

Num comentário a estes resultados, o director do european retail capital markets da consultora, Jeremy Eddy, afirma: «Até ao momento, as evidências sugerem que os yields para activos de retalho prime na Europa Continental têm recuperado da crise do crédito. Esta confirmação das prime yields tem sido observada em toda a Europa e está em consonância com a perspectiva dos investidores com quem falamos diariamente».

O responsável acrescenta: «Com os olhos postos em 2008, perspectivamos alguma reformulação de preços de risco para activos secundários e também para produtos e portfólios com estratégias de âmbito mais financeiro. Prevemos um universo reduzido de investidores activos que procuram negócios oportunísticos. Os activos core continuarão a ser os mais procurados, naquela que permanece uma classe de activos à qual é difícil ganhar exposição».

«Geograficamente, devemos assistir a um elevado volume de operações na Alemanha e nos mercados nórdicos em 2008, e mais no final do ano, a Espanha deverá ter também mais activos de retalho disponíveis. Prevemos também continuar a assistir ao crescimento forte dos mercados de promoção de retalho da Rússia e da Turquia», termina.

PUB

Últimas