Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rendas de escritórios: este pode ser o pior ano desde 2004

Relacionados

Arrendamento em Lisboa cai 47% até Maio

Os arrendamentos no sector dos escritórios em Lisboa caíram 47 por cento nos primeiros cinco meses do ano, em relação ao período homólogo.

De acordo com os mais recentes dados fornecidos pelo Lisbon Prime Índex (LPI), até final de Maio de 2009 foram arrendados 30.592 metros quadrados de escritórios na zona de Lisboa, enquanto no mesmo período do ano passado este número tinha sido de 58.190 metros quadrados.

PUB

«A manter esta tendência, estima-se que 2009 poderá vir registar o pior número dos últimos cinco anos, embora estime-se que o comportamento deste sector venha a melhorar consideravelmente nos próximos meses», refere a consultora de imobiliário Worx em comunicado.

As razões da quebra

Na origem deste decréscimo estão várias razões. Segundo o responsável do departamento de Agência da Worx, Pedro Salema Garção, durante este ano tem-se verificado uma tendência paraa uma «suspensão das estratégias de relocalização, perspectivando-se um ano de 2009 com reduzida actividade».

«A renegociação das rendas, a dificuldade de capital inicial para obras de adaptação, a incerteza na estratégia e desenvolvimento da empresa, a tendência das mais variadas entidades para renegociar por mais um ano/um ano e meio o espaço onde estão actualmente, os custos elevados associados a uma mudança de espaço e a dificuldade de crédito no caso da compra de escritórios, são alguns dos principais motivos que têm diminuído a actividade neste sector», defende Pedro Salema Garção.

Além disso, as empresas internacionais estão mais dependentes da casa-mãe que, neste momento, também estão mais reticentes em relação à procura ou mudança de instalações.

Paralelamente, os proprietários, principalmente os Fundos de Investimento Imobiliário, têm vindo a salvaguardar as suas posições e estão mais exigentes no que diz respeito às garantias bancárias, procurando contratos com o menor risco.

PUB

Relacionados

Últimas