Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços devem ter subido 1% em Março

Relacionados

INE divulga dados segunda-feira

Os preços em Portugal devem ter subido 1 por cento em Março, mas a taxa de inflação homóloga deve ter sido negativa, algo que não aconteceu nunca na história das séries do INE, segundo as previsões dos analistas contactados pela agência Lusa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga segunda-feira o índice de preços do consumidor de Março e os especialistas antecipam uma variação mensal do índice de preços do consumidor entre 0,9 e 1,2 por cento (ver tabela em baixo), reflectindo sobretudo a subida dos preços do vestuário e calçado, findos os saldos de Inverno, como disse à Lusa o economista-chefe do Santanter, Rui Constantino.

PUB

A contribuir para uma descida dos preços terão estado as classes de transportes (com uma descida ligeira dos preços dos combustíveis, em especial diesel) e de lazer (com um aumento das promoções nos planos de férias), segundo o mesmo analista.

Taxa de referência para aumentos salariais deve ter baixado 0,2 p.p.

Em Fevereiro, os preços estagnaram. Em termos homólogos (face a Fevereiro de 2008), os preços devem ter caído 0,3 por cento. Nas séries do Instituto Nacional de Estatística (INE), que vêem desde 1977, ainda que com anos base distintos, não existe nunca nenhuma taxa homóloga negativa.

O governador do Banco de Portugal, tal como vários analistas, já tinha avisado que Portugal teria durante alguns meses inflação negativa, afastando, contudo, um cenário de deflação (descida continuada e generalizada dos preços).

Inflação em Espanha cai

Quanto à taxa média, a que serve de referência para os aumentos salariais, a expectativa é de que tenha baixado 0,2 pontos percentuais em Março, para 1,9 por cento.

Para o conjunto de 2009, as últimas previsões do governo (no orçamento suplementar) apontam para uma taxa de inflação de 1,2 por cento, valor mais elevado do que os 0,6 por cento previstos pelos analistas ouvidos pela Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas