Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portal de denúncias 'on-line' já está disponível

Relacionados

Foi apresentado hoje o novo portal InternetSegura.pt, onde são disponibilizados conteúdos informativos sobre a utilização segura e consciente da Internet.

Foi ainda divulgado o serviço Linha Alerta Internet Segura que visa disponibilizar ao público um conjunto de meios para comunicar, de forma anónima, a detecção de conteúdos que possam configurar casos de abuso de menores, a apologia de racismo, xenofobia, violência ou outras ilegalidades.

Estas denúncias serão analisadas por pessoas especializadas e serão encaminhadas para investigação e eventual acção judicial.

PUB

Fica assim criada a linha de atendimento (hotline) que já tinha sido anunciada em Fevereiro último.

Este projecto surge no âmbito do programa europeu SAFER Internet Plus da Comissão Europeia. Este já existe em 22 países e que conta com o financiamento de 700 mil euros, dos quais 85 por cento, são relacionados com comportamentos relativos às escolas.

Minimizar riscos é o objectivo

Segundo o presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), Luís Magalhães, «este portal vem ao encontro das preocupações claras de encontrar na Internet uma forma de ultrapassar dificuldades, por isso no portal as pessoas podem encontrar uma linguagem muito acessível, onde lhes ensinam a maneira de como se podem proteger, salvaguardar a identidade e aceder facilmente ao correio electrónico».

O mesmo responsável salienta ainda que este é um projecto essencial e que é necessário assegurar mecanismos e estratégias apropriadas para minimizar os riscos da Internet, como roubo de identidade e de dinheiro.

PUB

Este projecto conta ainda com contribuição da Microsoft, que se centra no suporte e apoio através da utilização da sua rede, engloba os utilizadores domésticos, empresas de todas as dimensões, instituições públicas e escolas.

Segundo o director da Microsoft Portugal, Nuno Duarte, a empresa considera que «a sua missão está ao serviço de todos os portugueses na área da segurança e ao nível da utilização das tecnologias de informação e Internet, ajudando as autoridades e as instituições nacionais, a minorar todas as utilizações abusivas que possam ser feitas destes instrumentos».

Por isso, a Microsoft Portugal vai realizar várias sessões de formação sobre segurança e partilha de conteúdos.

Recorde-se que, apesar de arrancar hoje oficialmente, o site esteve disponível durante a última semana, onde chegou a registar cerca de 8 mil visitas.

PUB

Relacionados

Últimas