Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portal da internet da presidência portuguesa da UE aposta na inovação tecnológica

Relacionados

O utilizador do portal internet da presidência portuguesa da União Europeia vai poder descarregar o calendário de reuniões, ser alertado em permanência das últimas notícias e seguir conferências de imprensa em directo, foi anunciado esta sexta-feira.

Os secretários dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, e da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, presidiram hoje à apresentação da versão final do portal da presidência, disponível no endereço www.eu2007.pt a partir de 01 de Julho, dia em que se inicia a presidência portuguesa, diz a «Lusa».

O portal foi inteiramente desenvolvido por técnicos portugueses, segundo Jorge Lacão, no âmbito de um protocolo celebrado em Janeiro entre a Estrutura de missão da presidência e o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), equipa que vai acompanhar o funcionamento do portal durante toda a presidência.

PUB

Henrique Gallant, responsável técnico do projecto, disse que o objectivo principal foi «promover uma imagem positiva, moderna e de inovação de Portugal», que passou por uma aposta na inovação tecnológica que permitisse incluir ferramentas inovadoras para o utilizador.

Assim, a par de um trabalho de reprodução de elementos habitualmente utilizados nos portais das sucessivas presidências - que evitam que o utilizador tenha de «andar à procura», por exemplo, do menu principal, foram criadas novas ferramentas que visam facilitar o acesso à informação.

Entre as novidades, o responsável técnico referiu a criação de uma barra de alertas, um «centro nevrálgico» do portal onde são colocadas em primeiro lugar todas as informações novas, que o utilizador pode ter sempre visível no seu écran, mesmo que esteja a usar o portal.

Além da barra de alerta, a transmissão em tempo de real de informações vai também fazer-se através de instrumentos já utilizados por outros portais como a subscrição de «newsletters», mensagens electrónicas enviadas à medida que são produzidas as informações ou alertas por mensagem de texto (SMS) para telemóvel.

PUB

Gallant citou ainda que o calendário das reuniões e cimeiras pode ser descarregado pelo utilizador para o seu telemóvel ou para o computador e integrado nos programas correntes de gestão de agenda.

Através do portal vai também ser possível seguir em directo as conferências de imprensa das reuniões ministeriais que se realizem em Portugal, quer através do computador quer do telemóvel.

A maioria destes instrumentos só vai estar disponível a partir de 01 de Julho, mas a subscrição de «newsletters» e de alertas por SMS já pode ser feita na versão preliminar do portal, disponível desde 01 de Junho e que recebeu até agora cerca de 10.000 visitas.

PUB

Relacionados

Últimas