Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dividendos da Galp compensam subidas dos combustíveis

Relacionados

A percentagem dos lucros distribuída aos accionistas da Galp sobre a forma de dividendos pode compensar o aumento do preço dos combustíveis.

A subida do preço do petróleo beneficia as petrolíferas, que vendem a matéria-prima mais cara, ganham mais na refinação e também vendem a gasolina e o gasóleo por um preço mais elevado. Quem o sente no bolso são os consumidores, com custos crescentes em combustíveis todos os anos. Mas há uma maneira de compensar o aumento da factura: participar nos resultados das petrolíferas. Como? Através da percentagem dos lucros distribuída aos accionistas sobre a forma de dividendos, refere o «Jornal de Negócios».

A Galp paga a partir de hoje um dividendo intercalar líquido de 0,1368 euros, relativo aos resultados de 2007. Esta é a segunda vez este ano que a empresa remunera os accionistas, depois de em Junho ter entregue 0,2736 euros por acção, referentes a 2006. Basta ter entre 71 e 101 acções da petrolífera portuguesa para anular o encargo acrescido de encher o depósito.

PUB

O mesmo jornal fez as contas dos custos com combustível com base numa previsão de 20.000 km percorridos em média por ano, o que equivale a 385 km por semana. Assumindo que a distância é feita a uma média de consumo de seis litros por cada 100 km, isso significa que cada pessoa gastará, em média, cerca de 23 litros de combustível por semana. Foram consideradas as mesmas médias para a gasolina e o gasóleo.

PUB

Relacionados

Últimas