Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo japonês vai injectar fundos públicos nas empresas

Relacionados

As empresas que receberem esta ajuda vão ter de adoptar um plano de recuperação durante 4 anos

O governo japonês vai injectar capitais públicos nas empresas em dificuldades devido à crise económica, alargando um plano de salvamento até agora reservado ao sector bancário, anunciou o ministério da Economia, do Comércio e da Indústria (Meti).

Este prepara actualmente um plano «que permitirá a injecção de fundos públicos em empresas fora do sector financeiro», indicou um porta-voz do ministério.

PUB

«Este plano permitirá às empresas funcionar normalmente. Estamos a reflectir sobre quais as empresas qualificadas para receber os fundos», acrescentou.

Nenhum detalhe suplementar sobre este plano foi revelado.

Segundo os meios de comunicação social japoneses, o governo tem a intenção de comprar acções de empresas em dificuldades através do Banco Japonês de Desenvolvimento e de outros organismos.

Ainda de acordo com a imprensa, as empresas que receberão a ajuda pública devem, por outro lado, adoptar um plano de recuperação durante quatro anos.

A crise económica mundial atingiu duramente a economia japonesa, que entrou em recessão no terceiro trimestre 2008.

O Parlamento japonês aprovou em Dezembro uma nova lei que autoriza o governo a injectar fundos públicos nos bancos em dificuldade, até 2.000 mil milhões de ienes (16,7 mil milhões de euros).

PUB

Relacionados

Últimas