Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dia D para o BCP

Relacionados

Hoje é o dia D para o BCP. Realiza-se esta tarde a Assembleia-geral (AG) do banco e em cima da mesa está a votação da alteração de estatutos da instituição financeira.

Este foi um dos temas «quentes» da passada AG do dia 28 de Maio, mas que acabou por sair da ordem de trabalhos.

O presidente do banco, Paulo Teixeira Pinto, defende que a instituição deve apresentar um modelo de governação clássico e que seja acompanhado pela extinção dos órgãos sociais, renovando desta forma a sua equipa. Caso receba luz verde, terão de ser eleitos novos membros.

PUB

A ideia do presidente do banco é ter no conselho de administração quadros mais novos e afastando, desta forma, alguns dos actuais membros, nomeadamente Filipe Pinhal e Alípio Dias.

Esta proposta é apoiada por alguns accionistas, entre eles Joe Berardo (que detém 5 por cento do BCP), que, em declarações à «Agência Financeira», acusou o BCP de «estar a brincar com o dinheiro de 150 mil accionistas».

Jardim Gonçalves resistente à mudança

Pouco satisfeito com esta proposta de renovação e alargamento do conselho de administração está o «chairman» da instituição financeira, Jardim Gonçalves.

O presidente do BPI, Fernando Ulrich (detentor de 8,51%) já afirmou que vai votar a favor de Jardim Gonçalves, garantindo, no entanto, «que não está a tomar partido de nenhuma pessoa» mas que essa decisão vem na sequência da análise que fez das duas propostas.

A verdade é que não há certezas de quem vai ganhar esta «guerra» interna no banco, mas Paulo Teixeira Pinto já afirmou que «nada vai ser como dantes no BCP».

PUB

3ª via na forja

A guerra de poder entre os dois homens fortes do banco está a gerar mal-estar entre os accionistas, que querem maior estabilidade no banco.

Por isso mesmo, um grupo de accionistas, entre os quais a CGD, estão a preparar uma saída alternativa. Segundo o «Diário Económico», esta terceira via pode passar pela escolha de um líder alternativo, mais consensual, a propor na próxima Assembleia-geral, de Março de 2008.

PUB

Relacionados

Últimas