Já fez LIKE no TVI Notícias?

Livros escolares pesam no mínimo 132 euros no bolso das famílias

O regresso às aulas está a chegar. Com ele vem a infindável lista de material que pesa no orçamento de quem tem filhos em idade escolar. A Agência Financeira fez as contas para saber quanto gasta cada família com o novo ano lectivo.

Depois de feitas todas as comparações, chega-se à conclusão que o valor mínimo de despesas será de 132 euros, somando só o preço dos livros escolares, e refere-se ao 2º ciclo do Ensino Básico. Mas, se aos livros recomendados acrescentar os livros auxiliares, ou cadernos de actividades, o custo agrava-se e sobe para 145 euros.

A passagem para o 3º ciclo, faz disparar automaticamente os preços para valores mais elevados e representa os anos em que mais dinheiro vai ter que desembolsar. Os manuais escolares obrigatórios para o 3º ciclo atingem, em média, os 212 euros, que somados aos cadernos de actividades alcançam valores que rondam os 268 euros.

PUB

Assim, se pensa, que agora que o seu filho vai entrar no Ensino Secundário as despesas vão ser ainda maiores, desengane-se. Segundo a média de valores elaborada pela Texto Editora, a que a Agência Financeira teve acesso, o preço dos livros do 10º ao 12º ano sofre uma redução, quando comparado com o 3º ciclo. No ensino secundário, a média ronda os 220 euros, já incluídos os livros auxiliares, mas se apenas adquirir os manuais obrigatórios a despesa diminuiu para 190 euros.

Já agora fica uma nota para quem tem filhos que vão este ano pela primeira vez para a escola. É de facto a factura menos pesada, mas só em livros poderá gastar no mínimo 22 euros, ou 33 euros se acrescentar os livros auxiliares.

Custo dos manuais diverge de escola para escola

Os preços não só variam conforme as editoras, mas também divergem consoante as exigências da escola em que o estudante está matriculado. Assim, a Agência Financeira fez uma comparação aleatória entre um Colégio e uma escola EB 2/3, ambos na zona de Lisboa e confirmou que nem sempre são os Colégios a recomendar os manuais mais caros.

PUB

Desta forma, se compararmos o 3º ciclo no Colégio de São João de Brito com a EB2/3 Fernando Pessoa, verifica-se que o conjunto dos livros escolares no colégio fica 55 euros mais caros que na escola, já que o valor total atinge os 227 e os 205 euros, respectivamente.

Verificamos, também, que em escolas separadas por escassos quilómetros, como por exemplo em Almada, no distrito de Setúbal, os mesmos livros escolares apresentam valores diferentes. Na Escola Es/3 Anselmo de Andrade, os manuais do 3º ciclo são 4,23 euros mais caros, ao somarem um total de 189,94 euros, face aos 185,71 euros da Escola Emídio Navarro.

Internet oferece desconto de 10% na compra de livros escolares

Para poupar algum dinheiro, nada como ir à internet. Desde meados do mês de Julho, o número de clientes aumentou, por exemplo, na livraria virtual «Webboom.pt», que permite reduzir o encargo graças aos descontos oferecido de 10% em todos os manuais.

O índice de poupança deste serviço pode ser elevado. Se considerar que o valor médio de livros escolares por aluno é de 125 euros, o desconto estabelecido representa uma poupança imediata de 12,50 euros por aluno, segundo dados da livraria.

PUB

Material didáctico acresce despesa em mais 35 euros

O regresso às aulas exigem, igualmente, a aquisição de material didáctico, que pode agravar a despesa em, pelo menos, 35 euros, sem contar com os extras ao longo do ano.

A Agência Financeira foi às compras numa grande superfície comercial e fez as contas. Se adquirir um kit básico, constituído por mochila, um dossier, recarga de folhas, canetas, lápis e um estojo, a valor pode variar entre os 35 euros e os 50 euros, dependendo da qualidade do material pelo qual optar e sabendo sempre que o stock terá que ser renovado ao longo do ano.

PUB

Últimas