Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro da Economia diz que crise «está a alastrar-se»

Relacionados

E reitera que Portugal «está hoje mais preparado para reagir»

O ministro da Economia, Manuel Pinho, considera que a crise financeira que tem perturbado os mercados mundiais «está a alastrar-se».

«Ainda não sabemos qual a dimensão real da crise nem que países vão ser atingidos por ela», acrescentou durante a comissão que decorreu esta terça-feira, no Parlamento.

PUB

Além de assumir faltarem dados para se conhecer a extensão real do problema, o ministro sublinhou que Portugal «está hoje mais preparado para reagir» do que há alguns anos, apesar de fazer parte «de um sistema interdependente».

O ministro foi mais longe e explicou na Assembleia da República que, nos anos em que o Partido Socialista está à frente do Governo, 2005 a 2007, «houve uma conjuntura má para resultados positivos», enquanto que nos três anos anteriores, de 2002 a 2004, «houve uma conjuntura boa para maus resultados».

Importações a crescer no 1º trimestre

Apesar da taxa de crescimento das exportações ter sido de 7 por cento em 2007, o primeiro trimestre deste ano confirmou uma subida das importações. Para o ministro da Economia, a explicação para o facto deve-se «ao aumento dos custos das matérias-primas e ao investimento».

Manuel Pinho disse ainda que, no ano passado, o investimento teve uma recuperação de 3,5%.

«O número de projectos que estão a sair do País é muito inferior ao número de empresas que está a apostar» em Portugal, disse ainda o ministro da Economia.

PUB

Relacionados

Últimas