Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia pode paralisar dentro de um a dois dias

Relacionados

Especialistas desentendem-se quanto a mexida no ISP

Se a greve dos camionistas continuar, a economia portuguesa pode paralisar, de acordo com economistas contactados pela Agência Financeira.

Para o deputado e economista, Miguel Frasquilho, a paralisação pode acontecer já dentro de «um ou dois dias». «Esta situação afecta toda a economia e não pode continuar por muito mais tempo», remata.

PUB

Para Frasquilho, a solução para este problema, e até mesmo para animar a economia, passaria por baixar o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e de forma estrutural. «Precisamos de caminhar na convergência com Espanha», acrescenta.

Ainda assim, o deputado social-democrata acredita que o Governo já abriu caminho para se chegar a uma solução. «Espero é que aconteça rapidamente», remata.

Já a chefe-economista do BPI, Cristina Casalinho, apesar de admitir uma paralisação da economia, opõe-se a uma baixa do ISP e considera que o Governo não tem margem de manobra para minimizar a alta dos combustíveis.

«Mexer no ISP poderia causar mais problemas que o próprio problema porque iria distorcer a realidade», comenta. Para além disso, Cristina Casalinho aponta que o petróleo está caro nos mercados internacionais e sobre isso nada se pode fazer.

«Em Portugal, tudo o que for feito teria apenas efeitos no curto prazo e, se se baixasse o ISP, o Estado teria que ir buscar esse dinheiro a outros sítio», referiu.

PUB

Relacionados

Últimas