Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro das Finanças manifesta confiança na economia nacional

Relacionados

Reconhece que é não possível quantificar efeitos da crise nos EUA

O ministro das Finanças apelou à confiança dos agentes económicos portugueses face à crise nos EUA, embora assumindo que existirá algum abrandamento no ritmo de crescimento económico na Europa, avançou a «Lusa».

«Não podemos deixar de estar preocupados com aquilo que nos rodeia, não podemos ignorar esse contexto, mas temos de ter confiança. Pelos sinais que os agentes económicos deram ao longo destes anos vamos enfrentar estes desafios da melhor maneira» disse Teixeira dos Santos, durante uma conferência no casino da Figueira.

PUB

O titular da pasta das Finanças contrapôs aos problemas que afectam a economia dos EUA ¿ que residem entre outros, numa sub-avaliação do risco de operações financeiras - ao reafirmar a «robustez» da economia europeia, em particular dos países da zona Euro.

«Temos consciência de que o que se está a passar nos EUA afectará também a Europa e a Zona Euro. Levará a algum abrandamento no ritmo de crescimento económico, mas sem os efeitos dramáticos que podem ocorrer na economia norte-americana», sustentou.

Teixeira dos Santos avisou, no entanto, que actualmente não é possível quantificar os impactos da crise nos EUA nas economias europeias: «Não estamos em condições de poder quantificar estes impactos. Seria prematuro, qualquer tentativa de quantificar esses efeitos teria sempre uma base muito precária», frisou.

PUB

Relacionados

Últimas