Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: Robert Gates toma posse como secretário da Defesa

Relacionados

O novo secretário de Defesa norte- americano, Robert Gates, tomou hoje posse com a obrigação de rapidamente apresentar propostas sobre o envolvimento militar norte-americano no Iraque.

Gates prestou juramento na Casa Branca hoje de manhã perante o chefe de gabinete do presidente George W. Bush, Josh Bolten, estando prevista uma cerimónia pública mais tarde no Pentágono, a que assistirá o presidente norte-americano, noticia a agência «Lusa».

Antigo director da CIA, Gates, de 63 anos, sucede ao controverso Donald Rumsfeld, que esteve à frente do departamento de Defesa norte-americano durante seis anos marcados pelos atentados do 11 de Setembro de 2001, as guerras do Afeganistão em 2001 e do Iraque em 2003 e o escândalo de Abu Ghraib.

PUB

Rumsfeld saiu no dia seguinte ao da derrota do campo presidencial nas eleições parlamentares de 07 de Novembro, em grande parte devido à impopularidade do conflito no Iraque.

Considerado mais pragmático do que o seu antecessor, Robert Gates assume funções no momento em que Bush, sob pressão dos acontecimentos iraquianos e da opinião pública norte-americana, prepara o anúncio em Janeiro de uma nova política em relação ao Iraque.

O novo secretário da Defesa, que se deve deslocar em breve ao Iraque para contactos com o comando militar norte-americano no país, poderá fornecer um "novo olhar" sobre a questão, de acordo com as palavras da Casa Branca.

A nomeação de Gates, licenciado em História e doutorado em História Russa e Soviética, foi ratificada pelo Senado no passado dia 06 com 95 votos a favor e dois contra.

Além do urgente dossier iraquiano, Robert Gates terá de analisar os pedidos da hierarquia militar que considera os efectivos das forças armadas dos Estados Unidos insuficientes para responder a situações de urgência noutras zonas do mundo.

PUB

Relacionados

Últimas