Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros da Galp sobem 30% para 119 milhões de euros

Relacionados

A Galp Energia obteve um resultado líquido ajustado (com um portfolio de negócios mais reduzido) de 119 milhões de euros, no primeiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de 30% face ao período homólogo de 2006.

O forte aumento da produção de crude da Galp, aliado à forte procura de gasolina nos mercados internacionais e consequente impacto nas margens de refinação, permitiu que os resultados operacionais ajustados tivessem um incremento de 13%, compensando a perda das actividades de transporte de gás natural e regaseificação de gás natural liquefeito verificada, justifica a petrolífera.

O resultado operacional aumentou 10%. Excluindo os efeitos stock e outros eventos não recorrentes, o resultado operacional ajustado ascendeu a 160 milhões, superando o homólogo em 13%, através do aumento verificado nos segmentos de negócio de Exploração & Produção e Refinação & Distribuição, que compensaram a quebra nos resultados do segmento de negócio Gas & Power, fruto da redução no âmbito da sua actividade com a venda dos Activos Regulados de Gás Natural à REN, acrescentam.

PUB

As vendas e prestações de serviços caíram 9,2% para 3.026 milhões de euros.

Custos com pessoal diminuem 3%

Os custos operacionais do primeiro trimestre ascenderam a 2.520 milhões, o que representa uma redução de 10%, face ao mesmo período de 2006.

O custo das mercadorias vendidas foi de 2.306 milhões de euros, o que representa uma redução de 12%. «Adoptando a metodologia replacement cost, o custo das vendas foi de 2.320 milhões de euros e mantém a tendência de redução, resultante da diminuição das cotações internacionais do crude e de outras matérias-primas em comparação com o primeiro trimestre de 2006», afirmam.

Os fornecimentos e serviços externos ascenderam a 150 milhões de euros, os quais incluem os custos de transporte e armazenagem suportados num contexto pós unbundling, cerca de 25,1 milhões de euros, e uma redução dos custos com serviços de manutenção e conservação de rede de 1 milhão de euros. Isolando estes efeitos, de forma a tornar a base de custos comparável entre trimestres, os fornecimentos e serviços externos superaram o primeiro trimestre de 2006 em 2%.

PUB

Os custos com pessoal apresentam uma redução de 3% face ao trimestre homólogo, passando de 66 milhões para 64 milhões de euros, com reduções a nível de remunerações, encargos sociais e pensões. Segundo a empresa, esta redução é explicada, «quase na totalidade, pelo processo de separação dos Activos Regulados de Gás Natural que levou à saída de colaboradores do quadro Galp Energia para a REN, e que teve um impacto de 2,4 milhões de euros no primeiro trimestre de 2007».

O número de empregados da Galp Energia ascende, no primeiro trimestre de 2007, a 5.808 e o número de empregados off site totaliza 3.555.

As provisões ascenderam a 5 milhões de euros. A redução face ao trimestre homólogo é explicada pela diminuição das provisões para outros riscos e encargos em 3 milhões, relativas a processos judiciais em curso, que foi suficiente para acomodar o aumento das provisões e ajustamentos para outros devedores de cobrança duvidosa em 2 milhões de euros.

Dívida líquida desce 178 milhões face a Dezembro de 2006

PUB

A dívida líquida do primeiro trimestre ascendeu a 709 milhões de euros, o que representa uma redução de 178 milhões face a 31 de Dezembro de 2006, posicionado o rácio de debt to equity nos 33%.

A vida média da dívida da Galp Energia era, no final do primeiro trimestre de 2007, cerca de 3,27 anos.

A 31 de Março de 2007, o total da dívida líquida atribuível aos interesses minoritários era de 31 milhões de euros.

O cash flow de actividades operacionais, no primeiro trimestre de 2007, totalizou 243 milhões de euros.

O total do investimento ascendeu a 76 milhões de euros, mais 79%. Os principais aumentos ocorreram no segmento de negócio de Exploração & Produção que, com um investimento de 40 milhões, representou 52% do investimento total da Galp Energia.

PUB

Relacionados

Últimas