Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sector têxtil alerta para risco de falta de matérias-primas

Relacionados

Sector muito dependente das importações

Os representantes dos sectores têxtil, têxteis-lar e vestuário admitiram esta quarta-feira estar «muito preocupados» com os efeitos da paralisação dos transportadores rodoviários, temendo que em poucos dias faltem matérias-primas às empresas e que as exportações se acumulem nos armazéns.

O director executivo da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) afirmou que os empresários «estão em situação de alarme» e alertou que a paralisação dos transportadores «pode afectar irremediavelmente muitas empresas nacionais», avança a «Lusa».

PUB

«Trata-se de um sector onde a imensa maioria das empresas é exportadora e trabalha just in time, pelo que a satisfação das encomendas só faz sentido se chegarem dentro dos prazos acordados. Ao não acontecerem as entregas, elas podem ser canceladas ou substituídas por outras», afirmou Alexandre Pinheiro.

Dependência das matérias-primas

Segundo salientou, depois das muitas dificuldades sentidas pelo sector têxtil e vestuário português para enfrentar a globalização, esta situação «pode deitar tudo a perder».

Adicionalmente, referiu, a paralisação dos transportadores «pode ter rapidamente um efeito dominó de consequências catastróficas», dada a «quase total» dependência do sector da importação de matérias-primas.

«A não entrada das matérias-primas nas unidades industriais levará necessariamente à paragem da produção. E, não sendo efectuado o regular escoamento do produto acabado, as empresas deparar-se-ão de imediato com insuperáveis dificuldades financeiras», explicou.

PUB

Relacionados

Últimas