Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia recupera, mas pessimismo agrava-se

Relacionados

Indicador da actividade económica continua a subir, mas empresas e trabalhadores não sentem melhorias

[Notícia actualizada às 12h25]

A recessão da economia nacional está a abrandar, mas os portugueses estão hoje mais pessimistas do que nos últimos meses de 2009.

PUB

Se a actividade económica continua a trajectória ascendente, o sentimento por parte dos trabalhadores e das empresas nacionais está a agravar-se, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados esta quinta-feira.

Segundo a síntese de conjuntura do INE, o indicador da actividade da economia nacional está em terreno negativo - ou seja ainda estamos em crise -, mas segue a recuperar. Em Dezembro de 2009, este indicador subiu 0,3% face ao mês anterior, uma tendência que se tem verificado desde Julho.

Portugal vai crescer metade da Zona Euro este ano

Já o indicador de clima económico sofreu em Dezembro último uma inversão da tendência de recuperação. Isto quer dizer que o sentimento dos portugueses e das empresas voltou a aproximar-se do pessimismo. Depois de no último mês de 2009 este indicador ter deslizado 0,2 pontos, em Janeiro voltou a cair mais 0,1 ponto.

PUB

Portugal melhor do que Europa

Os dados do INE confirmam, ainda, que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional caiu menos do que o PIB da Europa em termos homólogos. O PIB português deslizou 0,8% no último trimestre de 2009, face ao mesmo período de 2008. Já na Zona Euro esta variação foi negativa em 2,1% e na UE a 27 foi de -2,3%. No entanto, os europeus, de forma geral, estão mais confiantes na recuperação económica.

O documento confirma, ainda, o aumento de 2,3% da taxa de desemprego nos últimos três meses de 2009, face ao trimestre homólogo, fixando-se nos 10,1%.

Já em Janeiro, a inflação subiu para 0,1%, mais 0,2 pontos percentuais do que em Dezembro, «registando a primeira variação positiva desde Fevereiro de 2009».

PUB

Relacionados

Últimas