Já fez LIKE no TVI Notícias?

Travessia do Tejo: especialistas defendem túneis em aço

Relacionados

Material é mais eficaz que o betão

Portugal tem capacidade para fabricar as secções em aço dos túneis submarinos para ligar as duas margens do Tejo em Lisboa, caso seja essa a solução escolhida para a terceira travessia do rio, disseram diversos especialistas à agência «Lusa».

Se forem construídos, o túnel ferroviário entre Chelas e o Montijo e o túnel rodoviário que ligaria Algas à Trafaria devem, segundo os mesmos especialistas, ser fabricados em aço, material que consideram mais eficaz do que o betão e que funcionará de alavanca à indústria metalo-mecânica.

PUB

Os mesmos especialistas defendem que as duas travessias devem ser feitas em túnel, por esta opção ser mais barata do que uma ponte, e que as secções devem ser feitas em aço, em vez de betão.

«Trata-se de um material mais flexível e mais seguro» em caso de um terramoto, com «mais impermeabilidade e maior longevidade», ao contrário do betão, explicou um dos especialistas.

Entre os defensores da tecnologia do aço estão o engenheiro químico-industrial Nunes Maia (antigo director da Siderurgia Nacional e professor do ISCTE), Mário Lopes (professor de Estruturas do Instituto Superior Técnico) e João Pereira Gaio, antigo vice-presidente da Mague.

PUB

Relacionados

Últimas