Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch diz que crescimento português vai manter-se fraco em 2009

Relacionados

Governo aproveitou-se da vantagem da sua clara maioria no Parlamento para controlar a despesa pública

A agência de rating Fitch considera que o crescimento económico vai baixar este ano e que vai continuar fraco em 2009. Numa nota, atribui um rating «AA» e um «Outlook» estável a Portugal.

«Este rating reflecte a política fiscal mais credível, bem como o contributo do Governo para reformas muito importantes e um aumento considerável das exportações desde 2006», refere o analista Chris Pryce.

PUB

E acrescenta: «O Governo aproveitou-se da vantagem da sua clara maioria no Parlamento para controlar a despesa pública, introduzir algumas reformas na educação e sistemas de saúde e melhorar aspectos do desempenho económico. No entanto, o nível de competitividade ainda é preocupante e o crescimento económico, apesar de estar melhor, não acompanha a Zona Euro».

O analista considera ainda que a recente melhoria da situação fiscal de Portugal é demarcável e realça que o Governo adoptou uma abordagem firme que vai permitir reduzir o défice para «apenas 2,6%».

Reforma nas pensões ajudaram sustentabilidade das finanças

No entanto, a Fitch admite que o crescimento económico vai baixar este ano e que vai continuar fraco em 2009, o que colocará pressão nas contas fiscais do país. «O abrandamento económico actual pode afectar o crescimento das importações, mas não deve ter grande impacto nas flutuações do débito».

E terminam: «A sustentabilidade das finanças públicas de Portugal no longo prazo têm aumentado pelas reformas nas pensões levadas a cabo pelo Governo. Neste aspecto, as perspectivas para o país podem ser descritas como medianas na União Europeia, apesar de haver riscos».

PUB

Relacionados

Últimas