Já fez LIKE no TVI Notícias?

Santander vende participação de 32,5% na Cepsa

Relacionados

Banco chega a acordo com IPIC

O Banco Santander alcançou um acordo para a venda da sua participação de 32,5 por cento na petrolífera Cepsa a uma empresa dos Emirados Árabes Unidos, confirmou o banco espanhol em comunicado.

De acordo com a Lusa, numa nota remetida à Comissão espanhola de Mercado de Valores (CNMV), o Santander refere que o acordo com a International Petroleum Investment Company (IPIC), com sede em Abu Dhabi, prevê a venda a 33 euros por acção.

PUB

O Santander explica que a operação «está sujeita a determinadas condições, entre as quais a obtenção das autorizações regulamentares oportunas e o fecho dos acordos de financiamento».

Tanto o banco espanhol como a IPIC antecipam que a Union Fenosa deve vender também à empresa de Abu Dhabi a sua participação de 10 por cento na petrolífera, mantendo o mesmo valor de 32,5 por cento por acção.

Com estas aquisições, a IPIC controlaria aproximadamente 47 por cento da Cepsa, convertendo-se no segundo maior accionista da empresa, atrás da Total.

Khadem al Qubaisi, director-geral da IPIC, considerou já que a sua empresa está «encantada» com o aumento de participação na Cepsa, que considera uma «importante» empresa do sector energético na Península Ibérica.

Com esta venda, e segundo o conselheiro delegado do Santander, o banco espanhol conclui uma série de operações de venda de participações industriais que detinha, e realizadas nos últimos anos, para se concentrar maioritariamente no negócio central de banca comercial.

PUB

Relacionados

Últimas