Já fez LIKE no TVI Notícias?

ISP revela amanhã figura do provedor do fundo de pensões

Relacionados

O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) vai anunciar esta quarta-feira a figura do provedor do fundo de pensões. Será uma figura única, a quem se pode apresentar reclamações e representa uma novidade do novo regime dos fundos de pensões, aplicando-se às adesões individuais.

O organismo não quis revelar nomes, no entanto garante tratar-se de «alguém com mérito reconhecido no mercado». «É uma figura com estatuto próprio, não é um juiz nem tem parecer vinculativo», esclarece ainda o presidente do ISP, Fernando Nogueira.

Cabe então a este apreciar as reclamações que lhe sejam apresentadas pelos participantes e beneficiários do fundo. «O provedor tem poderes consultivos e pode apresentar recomendações às entidades gestoras em resultado da apreciação feita às reclamações», acrescente o organismo.

PUB

Comissão de acompanhamento avança

Uma outra novidade deste novo regime diz respeito à criação de uma comissão de acompanhamento dos fundos de pensões, destinada a fundos de pensões fechados e adesões colectivas.

A entidade gestora terá de facultar anualmente à comissão de acompanhamento a cópia do relatório e contas anuais do fundo de pensões, a cópia do relatório do actuário responsável e a cópia do relatório do auditor.

Fernando Nogueira chama, no entanto, a atenção de que Portugal «foi mais além» nestas alterações em relação à União Europeia. A explicação é simples, segundo o presidente do ISP: «A directiva já previa a existência da figura de acompanhamento e achamos que tínhamos condições para dar corpo. Acabamos por nos antecipar em alguns aspectos», acrescenta.

Vai também ser criada a figura de um auditor, uma figura independente com funções de supervisão.

PUB

Relacionados

Últimas