Já fez LIKE no TVI Notícias?

Funcionários da TAP exigem mais explicações

Relacionados

Sindicatos exigem saber quanto é que a empresa quer poupar com cada medida do plano de emergência

Após mais uma reunião hoje, continua difícil o entendimento entre a administração da TAP e os sindicatos do pessoal de terra da transportadora aérea, noticia a «TVI online».

Por causa da subida dos preços dos combustíveis a TAP precisa de poupar. No primeiro semestre teve prejuízos de 123 milhões de euros. Mas os sindicatos reagem e dizem que a factura não pode ser passada aos trabalhadores, e alegam que a proposta da administração para reduzir os custos com pessoal é pouco clara. É a opinião dos cinco sindicatos que hoje reuniram. Querem saber quanto é que a companhia calcula poupar com cada uma das medidas propostas.

PUB

É essa explicação que, segundo a «TVI», vai amanhã ser pedida pelos sindicatos na reunião com a administração. Só então poderão avaliar da razoabilidade da proposta e ver se algum tipo de acordo é possível.

Plano deverá gerar poupanças de 140 milhões

Ao todo, com o conjunto das medidas do plano de emergência, a TAP calcula poder poupar 140 milhões de euros. Com pessoal, a transportadora propõe-se poupar 30 milhões. E é sobre este último número que recai a atenção dos sindicatos. Entre outras medidas, a TAP propõe o congelamento da progressão nas carreiras e redução no pagamento de horas extraordinárias.

Até ver, para que não haja atropelos, desta vez os sindicatos não querem falar em greves, já que a greve de dia 19 de Julho foi desconvocada precisamente em nome da negociação, recordam.

A «Agência Financeira» tentou contactar alguns sindicatos, mas até ao momento não foi possível um comentário por se encontrarem em reunião.

PUB

Relacionados

Últimas