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TAP refuta acusações do sindicato do pessoal de cabine

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A TAP já reagiu às acusações do sindicato que representa o pessoal de cabine.

Num comunicado enviado às redacções, e perante informações veiculadas pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, a TAP esclarece que «tem como prioridade máxima a Segurança de Voo, facto internacionalmente reconhecido e um ex-libris que sempre mereceu a atenção máxima de todos os seus responsáveis».

Diz ainda a companhia que «os diferentes aspectos ligados à Segurança de Voo são periodicamente auditados pelas Autoridades Aeronáuticas e por empresas independentes credenciadas. A TAP encontra-se entre as primeiras empresas a obter certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit Programme). Esta certificação somente pode ser obtida após comprovação de que cumpre na sua totalidade os requisitos exigidos em relação à segurança operacional e tem de ser revalidada a cada dois anos (a última em Outubro de 2006). Tem-se também, em relação a este assunto, submetido a auditorias efectuadas pelo INAC, pela EASA (European Aviation Safety Agency) e pelo FAA (Federal Aviation Administration dos Estados Unidos), entre outros organismos.»

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Segundo TAP, «todo o seu Pessoal Navegante de Cabine tem formação completa sobre os procedimentos de segurança a bordo, bem como de primeiros socorros. Tanto o conteúdo dos cursos como a formação dos seus formadores têm de ser submetidos à aprovação oficial das entidades competentes».

Cursos de refrescamento até ao final do ano

Para além disso, sobre as declarações do SNPVAC acerca dos cursos de refrescamento, ou seja, de revisão periódica dos ensinamentos já adquiridos, diz a TAP que «o conteúdo aprovado destes cursos, no total das matérias relacionadas especificamente à segurança é de 6 (seis) horas. Estas acções de refrescamento são efectuadas com periodicidade anual, sem prejuízo de que qualquer informação complementar, julgada importante, seja imediatamente transmitida a todos os interessados».

No entanto, admite que «devido a uma elevada carga de formação de novos Comissários/Assistentes de Bordo ab initio, este ano o programa de refrescamento sofreu um ligeiro atraso na sua execução», ainda que vá ser «cumprido na sua íntegra até ao final do ano», garantem.

«Pode a TAP assegurar que tal facto em nada vem comprometer a segurança dos seus passageiros. A TAP reconhece e confia no conhecimento e no elevado profissionalismo dos seus Tripulantes de Cabine», esclarecem.

Como nota, a TAP acrescenta que está a meio de uma negociação de actualização salarial com o SNPVAC. Negociação «bastante difícil face aos ganhos actualmente auferidos por esta categoria profissional na TAP.»

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