Já fez LIKE no TVI Notícias?

YDreams vai lançar projecto virtual «WikiLisboa»

A empresa de tecnologia YDreams vai lançar o projecto virtual «WikiLisboa», um videojogo que «pretende contar com a colaboração de todos aqueles que se interessam pela Área Metropolitana de Lisboa», disse esta segunda-feira António Câmara, CEO da marca portuguesa.

Em conferência no Instituto Superior Técnico de Lisboa, o especialista sublinhou que o projecto deve avançar em Maio e que parte da ideia de um modelo de simulação associado a um sistema de informação espacial, tal como o popular jogo de construção urbana «SimCity», com recurso a programas já existentes como o «Google Earth».

«Lisboa pode ser um caso exemplar de uma cidade colaborativa», adiantou o CEO da YDreams, ou seja «uma cidade onde os sistemas tradicionais de media são passivos e a Internet passou a permitir a exploração e interpretação de informação ao nível da monitorização ambiental, emergências, manifestações políticas e entretenimento», acrescentou.

PUB

Assim, o «WikiLisboa» quer seguir o modelo colaborativo de outros sistemas informáticos, como o da célebre «Wikipédia», enciclopédia on-line cujos conteúdos são produzidos por cibernautas. Porém, «não podemos separar o videojogo da realidade», alertou António Câmara.

Um videojogo de alta qualidade custa 5 milhões de dólares

Depois de concluída a proposta no próximo mês, a empresa avançará para a angariação de investidores, sem contudo avançar valores de financiamento para o projecto.

«Para se lançar um videojogo de alta qualidade são precisos 5 milhões de dólares, aos quais se associam 10 milhões de dólares em marketing, pelo que se torna impossível esse lançamento sem ter um editor», referiu António Câmara.

Sobre os valores que vão envolver o «WikiLisboa», o CEO da YDreams é mais modesto: «Não pretendemos chegar ao investimento desses jogos de alta qualidade que são muito dispendiosos, porque vamos usar sistemas que já existam no mercado», concluiu.

Portugal: pioneiro europeu em infra-estruturas geográficas na rede

Segundo o CEO da YDreams, «este tipo de jogos ainda estão na sua infância, mas vão ser definitivos no futuro a nível de planeamento urbano». E lembrou que, antes da mediatização do «Google Earth», Portugal foi o primeiro país europeu a ter uma infra-estrutura geográfica na rede (atrás, a nível mundial, apenas do Japão), com o projecto «Portugal Digital» lançado na Expo¿98.

PUB

Últimas