Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2009: ideia do PSD de reduzir taxa social única custa 390 milhões

Relacionados

Teixeira dos Santos acusa PSD de não ter feito as contas

O ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, fez contas às propostas do PSD para 2009. Só a redução da taxa social única custaria aos cofres públicos 390 milhões de euros.

O governante, que está na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, onde está a ser discutida na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2009 (OE2009), reiterou que as propostas do maior partido da oposição elevariam o défice orçamental para 3% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, colocariam Portugal novamente numa situação de «défice excessivo».

PUB

De acordo com as contas do ministro das Finanças, todas somadas, as medidas propostas pelos sociais-democratas custariam 1.450 milhões de euros ao Estado, em receita fiscal que deixaria de ser cobrada e em despesa.

Além dos 390 milhões que resultariam da redução da taxa social única, há ainda que contabilizar o aumento de 150 milhões de euros de despesa em juros, que decorreria da reposição do regime dos certificados de aforro.

Já o aumento do período do subsídio de desemprego custaria 86 milhões de euros por mês, ou seja, 260 milhões de euros no conjunto do ano que vem.

A alteração do regime do IVA implicaria uma perda de receita de pelo menos 350 milhões de euros e o fim do Pagamento Especial por Conta (PEC) outra perda de 300 milhões.

Perante as críticas dos deputados da bancada do PSD, que acusaram o ministro de ter feito mal as contas, o ministro respondeu: «Posso ter feito contas de marceneiro, mas o que me parece é que o PSD não fez foi contas nenhumas».

PUB

Relacionados

Últimas