Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Rating»: Governo diz que a culpa é toda da crise

Relacionados

Finanças dizem que país teria avaliação «mais favorável» se não houvesse crise global

O Governo apressou-se a reagir à descida do «rating» de Portugal pela Standard & Poors, de «AA-» para «A+», sublinhando que não é caso único.

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, a posição da agência divulgada esta quarta-feira é resultado da turbulência financeira global, sem precedentes.

PUB

«O caso português não é isolado, o que demonstra como a crise financeira iniciada na segunda metade de 2007 se tem acentuado e tem vindo a ter consequências cada vez mais graves na actividade económica», refere o Governo em comunicado.

Mas o Executivo vai mais longe e diz mesmo que, se não houvesse crise económica e financeira internacional, e o consequente esforço orçamental necessário para resistir aos seus efeitos, as reformas e a consolidação orçamental «assegurariam a Portugal uma avaliação certamente mais favorável».

S&P corta «rating» da dívida pública de Portugal

O Ministério das Finanças diz ainda que se mantém empenhado em implementar as medidas adoptadas para combater a crise, estimulando o investimento e a economia, defendendo o emprego e apoiando os desempregados.

PUB

Relacionados

Últimas