Já fez LIKE no TVI Notícias?

Número de desempregados vai subir 45 mil entre 2008 e 2009

Relacionados

Governo já assume recessão de 0,8%

O agravamento da taxa de desemprego entre 2008 e 2009 vai traduzir-se num acréscimo de 45 mil desempregados, revelou o Ministério das Finanças à agência Lusa.

No Orçamento Suplementar, que o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, apresenta quarta-feira no Parlamento, o Governo assume uma recessão de 0,8 por cento e um aumento da taxa de desemprego de 7,7 por cento para 8,5 por cento.

PUB

Teixeira dos Santos vai hoje ao Parlamento

A crise internacional obrigou o Governo a apresentar uma alteração ao Orçamento do Estado para este ano, prevendo uma derrapagem do défice de 2,2 por cento do PIB para 3,9 por cento do PIB.

O ministro das Finanças assumiu o alinhamento do cenário apresentado às previsões do Banco de Portugal.

A ida de Fernando Teixeira dos Santos à comissão parlamentar de Orçamento e Finanças ocorre um dia depois do governador do Banco de Portugal ter dito que «as previsões, se as fizéssemos hoje, seriam também mais negativas, porém não tanto como as da Comissão [Europeia]».

No Orçamento Suplementar, o Governo admite riscos de as previsões poderem vir a ser piores.

Existe uma «fortíssima componente de incerteza», mas «apesar de os riscos de um cenário ainda mais negativo serem superiores aos de um enquadramento mais favorável», o Governo acredita que as medidas adoptadas pelos executivos de toda a Europa possam ter um resultado melhor que o estimado, pode ler-se no documento.

Governo: meta é manter postos de trabalho

PUB

Relacionados

Últimas