Embora a grande maioria dos portugueses, 79%, diga nunca ter mudado de operador, os que o fazem são motivados pelo preço, razão apontada por 31,7% dos que transitaram. «Os portugueses são fiéis ao operador da rede móvel e quando mudam fazem-no pelo preço».
Também a comunidade de contactos (o facto de familiares ou amigos estarem ligados à nova rede) motivou 23% dos portugueses que mudaram de operador. «Esta razão foi tradicionalmente mais apontada, tendo vindo a perder a primazia a partir de Janeiro de 2006», salienta.
PUB
Estas duas razões representam 61,4% do total apontado por quem diz já ter mudado de operador.
Também a maior área de cobertura, má assistência/serviço deficiente ou decisão da empresa/motivos profissionais recebem menores referências são apontados como outros critérios para motivar a mudança.
Os jovens são os menos fiéis ao operador móvel, os jovens dos 15 e os 24 anos possuidores de telemóvel, 24,2% afirma já tê-lo feito, tendo também apontado o preço como principal motivo de abandono.
PUB