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Alentejo quer lançar cluster de gastronomia e vinhos

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Região quer tirar maior partido de produtos estratégicos

A Turismo do Alentejo quer criar um cluster de gastronomia e vinhos para tirar partido do facto de se tratar de dois produtos estratégicos para a região, em termos turísticos, anunciou esta quinta-feira o presidente da entidade, avança a Lusa.

A gastronomia de «excelência» e os vinhos de qualidade produzidos no Alentejo constituem o segundo motivo de visita à região, logo depois da monumentalidade.

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A intenção de criar um cluster de gastronomia e vinhos foi anunciada esta quinta-feira pelo presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva, no final de um encontro empresarial realizado na vila alentejana de Borba.

«Vamos avançar com uma proposta de cluster na área da gastronomia e vinhos», afirmou o responsável da Turismo do Alentejo, indicando que o projecto vai contar com a participação dos agente do sector, incluindo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Em entrevista à agência Lusa, António Ceia da Silva revelou que a criação do cluster vai ser candidatada a fundos da União Europeia.

Classificando a gastronomia e os vinhos como «produtos importantíssimos para o Alentejo», o responsável defendeu a necessidade de ambos serem considerados «produtos de excelência de grande qualidade».

Neste sentido, António Ceia da Silva preconizou a criação de «uma grande rota de gastronomia e vinhos», no sentido de optimizar resultados, em vez que existirem «rotas pequeninas» dedicadas a ambos os produtos turísticos.

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«Tudo aquilo que fizermos em termos de melhoria do produto, é tanto para ser fruído pelo turismo interno, como externo», afirmou o presidente da Turismo do Alentejo.

«Queremos que este produto esteja disponível para o turista, que o turista possa frui-lo, possa ir às adegas, aos lagares de azeite, às queijarias, salsicharias e aos produtores de mel», exemplificou.

Além de um cluster de gastronomia e vinhos, a Turismo do Alentejo já lançou este ano um plano de estímulo para o mercado interno, num investimento de 800 mil euros, alegando a necessidade imediata de um conjunto de medidas de excepção que contrariem os sinais de quebra nas dormidas turísticas da região.

Já esta semana, a mesma entidade lançou a campanha «No Alentejo Há mais», que vai contar com a participação de cinco personalidades portuguesas, «embaixadores» do Alentejo, para a promoção turística da região.

A campanha começa quarta-feira com o objectivo de fomentar as visitas turísticas à região por duas ou mais noites.

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