Já fez LIKE no TVI Notícias?

Viagem entre Lisboa e Porto de TGV vai custar 40 euros por pessoa

Relacionados

Construção da linha de TGV entre as duas cidades terá um custo estimado de 4,5 mil milhões

Um bilhete para fazer a viagem entre Lisboa e o Porto em comboio de alta velocidade (TGV) deverá custar, no ano de arranque da futura linha, cerca de 40 euros, segundo revelou o administrador da Rave (empresa pública responsável pelos estudos do projecto) Carlos Fernandes.

As declarações deste responsável foram feitas no passado dia 22 durante uma sessão de esclarecimento sobre o troço compreendido entre Lisboa e o Norte do concelho de Vila Franca de Xira, que está em avaliação de impacte ambiental até 12 de Dezembro. O responsável da Rave adiantou que a construção da linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto deverá envolver um investimento de 4,5 mil milhões de euros, devendo entrar ao serviço em 2015, avança o «Público».

PUB

Carlos Fernandes salientou que as quatro linhas previstas na rede nacional de TGV foram consideradas entre as 30 mais prioritárias da Europa comunitária e poderão beneficiar de fundos europeus até 1,4 mil milhões de euros, que deverão ser gastos até 2013.

O administrador da Rave acrescentou que os estudos feitos pela empresa já apontaram para cerca de 1.000 quilómetros de alternativas de rede, que já estiveram, estão ou vão estar em breve em avaliação de impacte ambiental.

Segundo o mesmo jornal, «hoje a Linha do Norte é a mais importante do país, faz ligação entre todas as outras linhas, mas encontra-se no limite da sua capacidade. Temos 600 circulações de comboios diariamente na Linha do Norte. Temos comboios, como os alfas, que circulam a 220 quilómetros por hora e comboios de mercadorias a circular na mesma linha», vincou, frisando que esta realidade gera bloqueios e prejuízos económicos e que, por isso, a construção da linha de TGV entre Lisboa e o Porto é necessária «desesperada e urgentemente» para criar uma alternativa à Linha do Norte (LN), absorvendo as ligações de alta velocidade e libertando capacidade na LN para mais suburbanos e mais comboios de mercadorias.

PUB

Relacionados

Últimas