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Vinhos portugueses atravessam «dias difíceis»

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O sector português do vinho continua estagnado, com vendas de 977 milhões euros em 2006, em parte devido a menos consumo interno e mais concorrência nos mercados exportadores, de acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira.

O estudo, da consultora DBK, revela que entre 2004 e 2006 a produção vendida manteve uma tendência de «estancamento», com o sector a registar ainda 1600 produtores, apesar dos processos de concentração dos últimos anos.

A consultora refere que as vendas no ano passado aumentaram cerca de 1 por cento face a 2005, altura em que ascenderam a 968 milhões de euros, menos 1,7 por cento que no ano anterior.

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As exportações de vinho português têm como destino principal a França, país que recebe cerca de 20% do valor total exportado, sendo o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo e os Estados Unidos clientes destacados, avança a «Lusa».

Vinho do Porto lidera exportações

O vinho do Porto é o principal componente das exportações, com umas vendas de 342 milhões de euros em 2005, equivalentes a 63 por cento do valor total do vinho exportado por Portugal.

Em 2005 estavam inscritos no Instituto dá Vinha e do Vinho (IVV) cerca de 1600 produtores de vinho.

Um número considerável de produtores são cooperativas, predominantes quanto à elaboração de vinhos regionais e de mesa, ainda que a sua participação na produção total tende a reduzir-se.

Nos últimos anos verificaram-se «importantes operações de concentração empresarial por parte de destacados produtores de vinho do Porto», no intuito de ampliar a sua carteira de marcas e variedades, gerar economias de escala e favorecer a capacidade exportadora.

As cinco primeiras empresas do sector - Sogrape Vinhos, Grupo Symington, The Fladgate Partnership, Grupo Grande Cruz Porto e Grupo Sogevinus - geraram conjuntamente em 2005 cerca de 35% do valor das vendas totais de vinho produzido em Portugal.

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