Já fez LIKE no TVI Notícias?

Constâncio acha natural que bancos subam custos aos clientes

Relacionados

Garante que há concorrência no sector financeiro

O Governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, acha normal que os bancos aumentem os custos aos clientes e, acha que «é o que qualquer empresa faz em situação difícil e quando vê os seus custos subirem. É o que fazem todas as empresas e em todos os sectores».

Esta é a resposta do Governador à «SIC Notícias», quando confrontado com as acusações da Associação Portuguesa dos Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin) da banca estar a cartelizar os preços. O responsável da entidade pede mesmo a intervenção da Autoridade da Concorrência e do Banco de Portugal perante o anúncio do aumento dos «spreads».

PUB

No entender do Governador do Banco de Portugal, as margens dos bancos têm vindo a comprimir-se, situação que já se vive desde Agosto passado. «Não houve, até agora, uma repercussão do aumento dos custos para os clientes dos bancos. Os bancos têm suportado algum tempo, mas têm os seus limites», acrescenta.

Concorrência existe

Para Vítor Constâncio a concorrência existe no sector bancário europeu e no português, o que é visível, no entender do mesmo, «pelo esmagamento dos diferenciais de juros que se paga no crédito à habitação, resultante meramente da concorrência entre os bancos. Não tenhamos dúvidas sobre isso. E a concorrência fará com que aquilo que vier a acontecer, aconteça por uma necessidade de uma gestão normal de uma empresa que tem de sobreviver no mercado».

PUB

Relacionados

Últimas