Já fez LIKE no TVI Notícias?

Yazaki explica medidas para minimizar impacto de «lay-off»

Relacionados

É possível antecipar o subsídio de férias para final de Maio ou Junho e subsídio de transporte não será reduzido

A Yasaki explicou esta sexta-feira que vai avançar com medidas para minimizar o impacto social da necessidade de reduzir os tempos de trabalho.

Em comunicado, a empresa esclarece que é possível a antecipação do subsídio de férias para final de Maio ou Junho e dá a garantia de que o subsídio de transporte não vai ser reduzido, sendo pago na totalidade durante os seis meses.

PUB

A redução dos tempos de trabalho difere de divisão para divisão, sendo que o critério de selecção dos colaboradores envolvidos depende apenas do impacto que as quebras de produção têm nos vários departamentos.

Lay-off da Yazaki Saltano afecta 786 trabalhadores

A Yazaki sublinha ainda que não pôde recorrer ao Plano de Apoio ao Sector Automóvel (PASA) porque quando o mesmo foi criado, em Dezembro de 2008, a conjuntura económica era completamente diferente da actual.

«Nos últimos meses, os fabricantes de automóveis têm vindo a reduzir as vendas e os planos de produção e encomendas dos fornecedores da indústria automóvel, onde a Yazaki se inclui, também estão a ser diminuídos», diz a empresa.

Para o primeiro semestre de 2009, os principais clientes da Yazaki reduziram as produções numa média de 40 por cento e alguns clientes japoneses, com especial impacto no volume de negócios da empresa, comunicaram quebras de 50 a 80% do que estava programado.

«Perante estes factos, a empresa vê-se obrigada a iniciar um processo de redução dos tempos de trabalho que envolve 791 colaboradores. Os colaboradores não vão estar totalmente afastados da empresa, mas apenas alguns dias da semana», justifica a Yasaki.

PUB

Relacionados

Últimas