Os portugueses estão mais racionais na altura de fazer compras: 87% utiliza cartões de desconto sempre que tem oportunidade, 77% compara marcas antes de tomar uma decisão e 73% verifica o preço por quilo/litro a par do preço do artigo, de acordo com o mais recente estudo da TNS.
Mas não foi apenas a atenção que redobrou. Também a escolha dos produtos mudou. No último ano e meio, os portugueses cingiram-se, cada vez mais, à compra de bens de primeira necessidade como a alimentação. Gastos em restaurantes, roupa, combustíveis e produtos de higiene estão reduzidos ao máximo.
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Na comida, além das categorias básicas (carne, peixe, ovos e legumes), os portugueses preferem os produtos congelados, as carnes de aves e porco e as refeições pré-prontas.
As marcas próprias também estão a ser privilegiadas e cresceram sete vezes mais que as marcas de fabricante em 2008.
Isto porque, mesmo com a tendência ligeiramente ascendente verificada nos últimos três meses, o índice de confiança bateu no fundo e atingiu o valor mais baixo desde 1990, com 81% dos portugueses a assumir a necessidade de reduzir gastos.
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