Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa em Lisboa em queda com olhos postos no BCP

Relacionados

A Bolsa em Lisboa abriu em queda esta segunda-feira e assim seguem em linha com as principais praças do velho continente. Por esta altura quase todos os títulos seguem a perder, com excepção da EDP, PT Multimédia e Cofina.

Por cá, o índice PSI20 recua 0,54 por cento para os 13.199,40 pontos, com as atenções centradas no BCP que cai 0,54% para os 3,66 euros. Hoje é o dia D para o BCP. Realiza-se esta tarde a Assembleia-geral (AG) do maior banco privado português e em cima da mesa está a votação da alteração de estatutos da instituição financeira.

O presidente do banco, Paulo Teixeira Pinto, defende que a instituição deve apresentar um modelo de governação clássico e que seja acompanhado pela extinção dos órgãos sociais, renovando desta forma a sua equipa. Caso receba luz verde, terão de ser eleitos novos membros.

PUB

Pouco satisfeito com esta proposta de renovação e alargamento do conselho de administração está o «chairman» da instituição financeira, Jardim Gonçalves.

Mas um grupo de accionistas, entre os quais a CGD, estão a preparar uma saída alternativa. Segundo o «Diário Económico», esta terceira via pode passar pela escolha de um líder alternativo, mais consensual, a propor na próxima Assembleia-geral, de Março de 2008.

Ainda no sector, o BPI perde 0,59% para os 6,69 euros e o BES desliza 1,01% para os 16,63 euros.

Ainda nos pesos pesados da praça, a Portugal Telecom desvaloriza 0,1% para os 10,12 euros e a EDP contraria e ganha 0,24% para os 4,12 euros. A operadora portuguesa foi multada na passada semana em 38 milhões de euros por abuso de posição dominante. Foi a maior multa alguma vez aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC).

Já a Sonaecom segue a cair 1,29% para os 4,59 euros, depois de ter referido que a AdC retomou as investigações da queixa apresentada pela Sonaecom contra a PT por abuso de posição dominante no mercado da banda larga.

PUB

Já a PT Multimédia segue a ganhar 0,25% para os 11,84 euros, tal como a Cofina que avança 0,55% para os 1,83 euros. A PTM comprou as operações de cabo de Joe Berardo. Henrique Granadeiro voltou a declarar que o «spin off» da empresa se vai realizar no máximo até Dezembro.

Nota negativa para a Galp Energia que lidera as perdas. A petrolífera recua 2,14% para os 10,50 euros, depois da empresa ter ganho a fase B do concurso, através do consórcio Ventiveste, para a adjudicação provisória de exploração de energia eólica.

Nos Estados Unidos, os mercados encerraram em queda na passada sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas