Já fez LIKE no TVI Notícias?

Parceria com Caixa BI facilita aval da AdC à compra da TvTel

Relacionados

TVCabo já controla mais de 80% do mercado

Os analistas contactados pela Agência Financeira não arriscam dizer se a Autoridade da Concorrência (AdC) vai ou não opor-se à compra da TvTel pela TVCabo e pelo Caixa Banco de Investimento (Caixa BI), mas referem que o facto deste último controlar 80% do negócio e a TVCabo apenas 20%, pode funcionar a favor da operação e facilitar a aprovação.

No entanto, o regulador ainda terá de se prenunciar sobre esta matéria, bem como se devem ou não existir remédios.

PUB

O analista da Lisbon Brokers, John dos Santos, disse à Agência Financeira que «tudo vai depender» da análise da AdC, mas lembra que de certa forma está a haver uma «precaução» nesta matéria, até porque «o Caixa BI tem uma participação de 80%» e a TV Cabo apenas de 20%.

TVCabo e Caixa BI assinam contrato para compra da TVTel

John dos Santos lembra ainda que «apesar de haver muita concorrência, a taxa de penetração de cabo em Portugal ainda está muito abaixo da União Europeia», rondando os 13 a 14%.

Recorde-se que a TV Cabo tem uma quota de mercado acima dos 80% e está já a comprar a Bragatel e a Pluricanal.

Negócio tem impacto neutral a positivo

Para o analista, o negócio «parece ser bom» em termos de clientes e também de «captação de mercado», mas lembra que o que está a suportar o título é o dividendo. Recorde-se que a empresa vai pagar um dividendo ordinário de 20 cêntimos e mais um extraordinário de 30 cêntimos. Por cada acção, os accionistas vão receber 50 cêntimos, o que representa uma rendibilidade do dividendo acima de 5%.

PUB

Quanto às receitas previstas pela dona da TVCabo para o próximo triénio 2008-2010, o analista John dos Santos mostra-se mais conservador e lembra que a PT Multimédia, dona da TVCabo, vai ter uma concorrência mais agressiva.

«A PT Multimédia prevê atingir receitas totais de 950 milhões de euros a mil milhões em 2010. A Lisbon Brokers considera que deve manter os valores de 925 milhões de euros, relativamente a essa matéria», acrescentou.

Já o analista da Probolsa, Francisco Goarmon refere à AF que o acordo de compra da TVTel, por parte da TVCabo e Caixa BI, está a ter um impacto «neutro» no mercado, ressalvando que até agora «não houve grandes repercussões», o que se pode verificar nas cotações.

PUB

Relacionados

Últimas