Já fez LIKE no TVI Notícias?

Toneladas de plásticos das estufas reciclados

Relacionados

2500 toneladas produzidas anualmente pela agricultura intensiva em Torres Vedras vão começar a ser recolhidas

As 2500 toneladas de plástico produzidas anualmente pela agricultura intensiva (estufas) no concelho de Torres Vedras, que até aqui eram ilegalmente queimadas ou ficavam abandonadas no solo, vão começar a ser recolhidas e recicladas, noticia a agência Lusa.

A Câmara Municipal, a Associação dos Horticultores de Torres Vedras e uma empresa de reciclagem vão criar um centro de deposição do plástico onde os agricultores devem deixar este tipo de resíduo que será depois recolhido para ser reciclado.

PUB

«Conseguimos fechar o ciclo do plástico numa acção sustentável em que este produto, depois de utilizado nas estufas, é reciclado e volta novamente a entrar no mercado», afirmou à Lusa o vereador do sector do Ambiente da autarquia, Carlos Bernardes.

Bar «O Avião»: mais de 30 toneladas para reciclagem

Reciclagem: telemóveis podem ser minas de ouro

«Torres Vedras é o maior produtor de hortícolas nacional e o que tem mais área coberta de estufas (600 hectares)», lembrou o vereador do Ambiente.

O centro de recolha terá 10 contentores para vários tipos de plástico proveniente da actividade agrícola em área coberta e ficará localizado no centro da zona produtiva da região, a freguesia de A-dos-Cunhados. «Até aqui não havia alternativas (onde deixar o plástico)», reconheceu Sofia Rodrigues da Associação de Horticultores de Torres Vedras. A responsável da associação disse à Lusa que se espera que o problema fique resolvido alertando para a eventualidade da aplicação de coimas aos que não encaminhem os resíduos para um destino final adequado.

PUB

A associação, à qual pertencem 110 associados, vai agora começar a sensibilizar os agricultores para passarem a depositar o plástico no novo centro.

O projecto vai ser apresentado aos agricultores numa sessão dia 17 de Maio na junta de freguesia de A-dos-Cunhados e deverá estar em funcionamento em Junho.

O centro de recolha estará também aberto a outros agricultores da região, adiantou Sofia Rodrigues.

PUB

Relacionados

Últimas