Já fez LIKE no TVI Notícias?

Regionalização: Mendes Bota desvaloriza sondagem

Barómetro indicava que portugueses estão divididos. Pergunta é «ambígua» e as respostas «inconclusivas», diz autarca

O deputado social-democrata Mendes Bota, principal rosto do movimento «Regiões, Sim», desvalorizou esta quinta-feira a sondagem da Marktest em que os portugueses surgem divididos sobre a oportunidade de um referendo, considerando que a pergunta é «ambígua» e as respostas «inconclusivas».

Na sondagem, encomendada pelo Diário de Notícias e TSF, a percentagem de portugueses que se mostram a favor e contra a concretização de um referendo à Regionalização é precisamente a mesma: 42,1 por cento.

PUB

De acordo com o líder do PSD/Algarve, um dos fundadores do movimento fundado em Coimbra a 26 de Abril para exigir novo referendo sobre a matéria, «a pergunta é equívoca porque mete no mesmo saco pessoas que pensam de forma diferente em relação à Regionalização», disse à Lusa.

«Há pessoas que querem a Regionalização e que acham que não deve haver referendo, porque pensam que a Regionalização deve ser aprovada na Assembleia da República», enfatizou, em declarações à Lusa.

Por outro lado, considerou que as respostas são inconclusivas, «primeiro porque não é bem uma sondagem, é um barómetro» e também porque «os portugueses aparecem empatados». «Há alguma coisa sobre a qual não haja hoje divisão da opinião pública», questionou, sustentando que «a questão está a surgir agora e o movimento ainda não está no terreno», pelo que «é natural que ainda não haja uma opinião formada de muita gente».

Garantindo que «daqui a dois ou três meses» será feito um balanço sobre o movimento, Bota assegurou que «chovem mensagens de todo o País de pessoas de todos os quadrantes, a querer aderir».

PUB

Últimas