Já fez LIKE no TVI Notícias?

Desastre ambiental em Itália: um rio de petróleo

Relacionados

Sabotagem é a causa indicada para o derrame de milhões de litros de petróleo no maior rio italiano

Uma catástrofe ambiental é como as autoridades italianas descrevem o derrame de milhões de litros petróleo que atingiu esta quarta-feira o Rio Pó, o maior rio do país, noticia a BBC.

Sabotagem parece ser a causa do derrame de combustível de uma antiga refinaria que serve de depósito de petróleo na cidade de Villasanta, em Milão, apontam as autoridades.

PUB

«As cisternas foram abertas por alguém que tem familiaridade com o local e sabia operá-las», afirmou Cinzia Secchi, porta-voz do governo local de Milão.

O derrame de petróleo atingiu primeiramente o Rio Lambro e apesar de todos os esforços das autoridades italianas não foi possível evitar a alastramento ao Rio Pó, o principal rio de Itália.

2,5 milhões de litros de petróleo ao rio

As autoridades ainda não sabem a quantidade exacta de combustivel derramado, no entanto, estima-se que cerca de 2,5 milhões de litros tenham sido despejados nos rios, um valor bastante mais reduzido que a estimativa inicial que apontava para 10 milhões de litros.

Apesar da diminuição do valor estimado inicialmente, a verdade é que a quantidade de petróleo lançada aos rios afectou profundamente a fauna e flora locais.

De acordo com Damiano di Simine, presidente regional do grupo ambientalista Legambiente, a escala do estrago é «dramática», sendo os peixes, os patos selvagens e as garças as espécies mais ameaçadas.

Há relatos de centenas de pássaros mortos após o derrame, notícia a BBC, avançando que alguns animais foram já retirados do rio Pó e levados para tratamento num abrigo de animais.

PUB

Relacionados

Últimas