Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE garante actuação «firme» para estabilizar preços

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) garantiu que actuará «com firmeza e atempadamente» para assegurar a estabilidade dos preços.

Isto numa altura em considera os fundamentos económicos sólidos, mas diz que persistem riscos inflacionistas.

No editorial do boletim mensal de Setembro, hoje publicado, o BCE considera que manter as expectativas de inflação «firmemente ancoradas» se reveste «ainda de maior importância» em tempos de volatilidade, diz a «Lusa» e de maior incerteza nos mercados financeiros.

PUB

O BCE garante que actuará «com firmeza e atempadamente» para assegurar a estabilidade dos preços, num contexto de «fundamentos sólidos» da economia da zona euro, em que persistem os riscos de inflação ascendentes, sugerindo que poderá aumentar novamente as taxas de juro.

A instituição optou, na sua última reunião, a 6 de Setembro, por manter as taxas de juro inalteradas, com a principal taxa directora nos 4 por cento, respondendo às expectativas dos mercados e de várias organizações internacionais, que face à crise desencadeado nos mercados financeiros pelo colapso do crédito de alto risco nos Estados Unidos, recomendavam a prudência.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet indicara então querer esperar para ver qual efeito as turbulências no mercado financeiro terão sobre o crescimento económico antes de decidir novos aumentos das taxas de juro.

Os economistas do BCE esperam que a actividade económica mundial «permanece robusta», dado que o provável abrandamento nos Estados Unidos deverá ser «amplamente compensado» pelo forte crescimento dos mercados emergentes, o que continuará a apoiar as exportações e o investimento da área do euro.

Esta perspectiva reflecte-se nas projecções macroeconómicas dos economistas do BCE de Setembro que apontam para um crescimento médio real do PIB num intervalo entre 2,2 e 2,8 por cento este ano e entre 1,8 e 2,8 por cento em 2008.

Em relação as anteriores projecções de Julho, os intervalos foram revistos em ligeira baixa, reflectindo sobre tudo o pressuposto de preço do petróleo mais elevados e condições de financiamento do mercado «algo mais restritivas».

PUB

Relacionados

Últimas