Já fez LIKE no TVI Notícias?

Face Oculta: administrador da PT demite-se

Relacionados

Rui Pedro Soares explica, em carta, porque abandona o cargo de administrador-executivo

Rui Pedro Soares, o administrador da Portugal Telecom visado nas escutas do jornal «Sol», renunciou ao cargo na empresa.

«A Portugal Telecom anuncia que Rui Pedro Soares renunciou ao cargo de membro executivo do Conselho de Administração da PT», refere o comunicado enviado à CMVM.

PUB

PT alvo de buscas na passada segunda-feira

Na carta enviada ao conselho de administração da PT, Rui Pedro Soares afirma que decidiu renunciar ao cargo de administrador «para não estar limitado no exercício» dos seus direitos de defesa em relação às «calúnias» de que diz ter vindo a ser alvo publicamente.

Leia aqui a carta de renúncia do gestor da PT

Rui Pedro Soares diz que renunciou ao cargo para que a sua «presença nos órgãos sociais da PT não possa servir para que o bom nome e reputação da empresa sejam lesados por terceiros mal intencionados».

Veja aqui a reportagem

«Nenhum comportamento indevido me pode ser imputado e posso afirmar, em são consciência, não ter praticado ou procurado alguma vez praticar qualquer ato lesivo dos interesses da PT SGPS, mas não posso permitir de forma alguma que as infundadas calúnias de que venho sendo alvo afetem negativamente a imagem ou a reputação do grupo PT», lê-se na carta.

PUB

O administrador, com Fernando Soares Carneiro, representa a golden share do Estado na Portugal Telecom e interpôs uma providência cautelar contra o jornal «Sol» para que não fossem divulgadas escutas que fazem parte do processo «Face Oculta».

O semanário «Sol» tem vindo a transcrever extratos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta em que este considera haver «indícios muito fortes da existência de um plano», envolvendo o primeiro ministro, José Sócrates, para controlar a estação de televisão TVI e afastar a jornalista Manuela Moura Guedes e o então director-geral José Eduardo Moniz.

Do despacho constam transcrições de escutas telefónicas envolvendo Armando Vara, então administrador do BCP, Paulo Penedos, assessor da PT, e Rui Pedro Soares e Fernando Soares Carneiro.

Rui Pedro Soares tem 36 anos, era administrador-executivo da PT desde 2006, ex-membro da Comissão Nacional do PS, e faz parte de um grupo restrito de 25 executivos de topo de uma das maiores empresas portuguesas.

PUB

Esta quarta-feira, a Portugal Telecom confirmou que Rui Pedro Soares apresentou a sua demissão, depois de várias vozes terem questionado a continuação do gestor na empresa, após ter sido revelado o conteúdo das escutas.

Escutas: quem são os administradores da PT

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou esta quarta-feira à noite que a PT reúne «todas as condições» para tomar decisões sobre o caso dos dois administradores alegadamente envolvidos num plano para controlar a comunicação social.

«PT usada para lançar novo grupo de media»

«A PT é uma das maiores empresas do país. Tem os seus órgãos próprios de governo», afirmou António Mendonça, acrescentando que as decisões são tomadas por esses órgãos.

PUB

Relacionados

Últimas