Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rio garante casa a familias despejadas de barracas

Autarquia assegura realojamento, mas não divulga data da demolição

A Câmara do Porto (CMP) garantiu esta terça-feira o alojamento em habitações sociais das famílias ciganas que vão ser desalojadas da Rua do Bacelo, junto à Ponte do Freixo, nos 60 dias seguintes à demolição das barracas onde vivem, segundo a Lusa.

Sem esclarecer qual o dia previsto para a demolição das barracas, fonte da autarquia referiu que a CMP já assumiu, por escrito, a intenção de alojar todas as famílias ali residentes, caso preencham os requisitos de atribuição de habitação social.

PUB

Numa primeira fase, os agregados serão apoiados pela Segurança Social que os alojará em pensões da cidade.

Relativamente à apresentação de uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto para deter o despejo, cujo prazo termina esta terça-feira, a fonte da autarquia considerou que «há um aproveitamento político da situação».

«A Câmara está a tentar resolver um problema de degradação das condições de habitação daquelas famílias e alguém está a tentar impedir que isso aconteça. Não faz muito sentido», frisou.

Em comunicado, a Plataforma Artigo 65 criticou a intenção do presidente da Câmara do Porto de avançar com as demolições das barracas do Bacelo, sem ter em conta a providência cautelar apresentada segunda-feira.

As famílias ameaçadas de despejo vivem há duas décadas naquela zona.

PUB

Últimas