Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vítor Bento diz que aumento salarial é «um erro»

Relacionados

Responsável diz que decisão de Sócrates é um «tremendo erro macroeconómico»

O economista Vitor Bento disse esta segunda-feira que o Governo pode vir a arrepender-se do aumento salarial de 2,9 por cento proposto para os funcionários públicos em 2009, afirmando que pode vir a criar muito desemprego.

Criticou ainda a subida dos salários mínimos nacionais já anunciada por José Sócrates, considerando que «nas presentes condições da crise isso é um tremendo erro macroeconómico».

PUB

«Vai ser um erro de natureza política porque vai criar condições para o desemprego crescer mais» do que seria normal com a actual crise, disse o economista numa referência ao aumento salarial para os funcionários público para o próximo ano, altura em que a taxa de inflação deve ficar pelos 2,5%, escreve a «Lusa».

A lógica do economista é que um crescimento salarial no sector público terá um paralelo no sector privado, que costuma usar como indicador os aumentos no público.

Vitor Bento falava no Seminário «Orçamento do Estado 2009», no Fórum para a Competitividade. Questionado sobre se a proposta de OE para 2009 é «exageradamente eleitoralista», o economista disse que o documento «exagera na política de rendimentos, da qual o Governo se poderá arrepender».

Recorde-se que o primeiro-ministro, José Sócrates, confirmou, que o salário mínimo nacional subirá 5,6% para os 450 euros em 2009.

Trabalhadores podem recusar salário em espécie

Sócrates quer aumentar salário mínimo

PUB

Relacionados

Últimas