Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxas moderadoras e urgências mais caras a partir de hoje

Relacionados

Estado deverá arrecadar mais de 69 milhões com cobranças no Serviço Nacional de Saúde

As taxas moderadoras de consultas, as urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde vão ficar mais caras a partir deste domingo. Só as cirurgias em ambulatório baixam o preço e passam a custar menos cinco euros.

Assim, as consultas nos hospitais centrais e distritais sobem 10 cêntimos. No primeiro caso, o valor passa de 4,40 para 4,50 euros e no segundo de 2,90 para três euros.

PUB

Nos centros de saúde, os utentes passam a pagar 2,20 euros, mais cinco cêntimos que anteriormente.

Em relação às urgências, o pagamento deixa de ser feito conforme a tipologia do hospital e passa a ser efectuado consoante se trata de uma urgência polivalente (9,40 euros), urgência básica e urgência médico-cirúrgica (8,40 euros) ou em centros de saúde (3,70 euros).

Por cada um dos primeiros dez dias de internamento, a factura passa a ser de 5,20 euros e o serviço domiciliário sobe 10 cêntimos, fixando-se nos 4,70 euros.

A cirurgia de ambulatório é o único acto médico cuja taxa moderadora desce na nova tabela, num total de cinco euros: custava 10,20 euros e passa a custar 5,20.

Recorde-se que, o Estado deverá arrecadar 69,3 milhões de euros na cobrança de taxas moderadoras em 2008 no Serviço Nacional de Saúde, cerca de menos dois milhões que no ano anterior, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde.

PUB

Relacionados

Últimas